Perguntas que alguns empresários fazem sobre o Business Coach / Coach Empresarial

2018 está à porta!
Dezembro 14, 2017
Vantagens em ter clientes fidelizados
Dezembro 14, 2017

Perguntas que alguns empresários fazem sobre o Business Coach / Coach Empresarial

•    O Business Coaching é só para presidentes de empresas?
•    Quais são os benefícios em ter um Business Coach?
•    Vale a pena investir tempo e dinheiro num Business Coach?
•    Ter um Business Coach é sinal de fraqueza?
•    É só para empresários que precisam de desenvolver as suas competências?
•    O que faz um Business Coach?

Estas são as dúvidas que a maioria dos empresários pessoas tem acerca do Business Coaching.

Já irei às respostas, mas para simplificar, posso dizer que ter um Business Coach é o mesmo que ter um PT ( personal trainer). Na verdade, se pensarmos um pouco, ninguém precisa de um PT para alcançar os seus objetivos no ginásio, pode fazê-lo sozinho.

Mas na verdade, com a ajuda de um PT, através de um plano de treinos personalizado, alcançará os objetivos de forma mais rápida e com mais confiança. Além disso, terá um profissional que o ajudará em todos os momentos a ultrapassar as dificuldades com que se depara. Ele está ao seu lado, sem fazer qualquer julgamento sobre as capacidades, a incentivá-lo e a responsabilizá-lo no atingimento dos seus objetivos. Os benefícios para um empresário em ter um Business Coach são idênticos aos de ter um PT, embora trabalhem em áreas diferentes.

O Coaching é uma relação que se estabelece entre o Coach e Coachee (o cliente), baseada numa metodologia de trabalho que conduz o cliente à obtenção de resultados. Este processo é sempre baseado no compromisso e no foco. Veja de seguida, os três grandes benefícios em ter um Business Coach:

•    Ter um profissional a trabalhar consigo nos seus objetivos empresariais – Com um Business Coach vai ter um aconselhamento especializado que lhe dará o apoio que precisa e sem fazer qualquer tipo de julgamento. Enquanto uma chefia dar-lhe-á feedback e aconselhamento baseado no aumento da sua performance e dos objetivos da empresa e um colega ou um amigo lhe dão conselhos baseados noutros interesses, o Business Coach tem única e exclusivamente em mente os seus interesses empresariais e aquilo que é melhor para a sua empresa e para o seu negócio.

•    Ter alguém que está empenhado em desenvolver o seu potencial – O medo ou a falta de confiança podem estar a impedi-lo de alcançar melhores resultados na sua vida pessoal e profissional. O Business Coach vai ajudá-lo a identificar o que o está a limitar, qual a área da sua empresa que sendo alavancada, irá crescer o seu negócio e o seu lucro.  Fazendo perguntas e levando-o a refletir sobre a fonte dessas crenças limitadoras, ao mesmo tempo que o ajuda, através de estratégias, a desenvolver um pensamento mais positivo e uma maior autoconfiança. Se pretende ser um líder confiante dentro da sua empresa, o Business Coach vai ajudá-lo a definir o seu “futuro empresário” e a desenvolver um plano para lá chegar.

•    Ter alguém que “puxa por si”, enquanto empresário e o acompanha até chegar aos seus objetivos – Um Business Coach vai dar-lhe imenso suporte, ferramentas e a motivação necessária para alcançar os seus objetivos, contudo não irá fazer o trabalho por si. Esta é a parte que algumas pessoas não gostam, elas querem resultados, mas não se querem esforçar para isso. Sem esse compromisso e foco, nada se alcança. Um Business Coach é um parceiro neste caminho, alguém que lhe pergunta em cada sessão sobre os seus progressos. E se não fez o que ficou planeado na sessão anterior vai perguntar-lhe porquê e encorajá-lo a sair de um registo de desculpas, para um caminho de responsabilização.
Respondendo agora às questões iniciais, o Business Coaching não é só para presidentes de grandes empresas, é para todos aqueles que querem alcançar a melhor versão de si próprios, e para isso é só preciso ter vontade.
Se vale a pena investir tempo e dinheiro num Business Coach? Eu diria que o valor que o Business Coach traz à vida dos empresários é muito maior do que o preço monetário que se paga pelas sessões ou programas empresariais. Ele vai transformar a forma como se vê a si próprio, aos outros e à vida, e isso não tem preço. Ainda tem dúvidas?…

Saiba mais em www.filipemartins.net

Os comentários estão fechados.